quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Duas vacas frígidas, digo, frívolas

Um dia Carlos Drummond de Andrade recebeu uma carta esculhambando seu trabalho como conista. Drummond assinou embaixo: respondeu que seus textos eram fúteis mesmo e que o jornal quando o convidou para ser cronista, sabia que ele seria incapaz de esclarecer qualquer problema, orientar leitores...


Se tem uma coisa que me mata de rir são as camisetas impressas. Eu prefiro as que não tentam ser filosóficas. A turma da Casseta Popular costumava vender umas camisas com frases hilárias do tipo, “Liberdade é passar a mão na bunda do guarda” ou “Vá ao teatro... ma não me chame” essas sim são divertidas.

A revista Rolling Stone é outra que trazia frases para que a gente pudesse escolher para imprimir nas camisetas. Mas o que me fez lembrar-se desse tema de tamanha relevância antropológica foi uma camiseta que eu vi na rua. O texto era assim.

Socialismo:
Você tem 2 vacas.O governo toma uma e da pro seu vizinho.

Comunismo:

Você tem 2 vacas.O governo toma as duas e te da o leite.

Facinismo:

Você tem 2 vacas.O governo toma as duas e te vende o leite.

Nazismo:

Você tem 2 vacas.O governo toma as duas e te da um tiro na cabeça

Capitalismo:

Você tem 2 vacas.Vende as duas e aplica o dinheiro.

Depois das risadas parei pra pensar no texto da camisa. A mensagem é neutra,

finge que esta gozando da cara de todo mundo, mas no fundo é um elogio disfarçado do capitalismo.Pela lógica da camiseta o único que se deu bem é o capitalismo.A frase do capitalismo seria muito mais verdade se fosse assim:

Capitalismo:

Você não tem 2 vacas.Quem tem é seu patrão.E, se bobear, ele vende as duas vacas,aplica o dinheiro e você vai pro olho da rua

2 comentários:

  1. Com muito humor essa crônica muito divertida traz escondida em si uma crítica ao nosso sistema capitalista, ou ao apoio ao sistema capitalista, como quando critica a frase sobre o capitalismo, modificando-a para a forma real.

    ResponderExcluir
  2. muito legal uma critica bem engraçada ao nosso sistema economico

    ResponderExcluir