quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cinco Hipóteses Sobre A Deficiência Áurea

Refugo do Cavalo do Rodrigo Pessoa
Na mesa do boteco, cinco amigos se reuniram para falar sobre o fiasco brasileiro nas olimpíadas de Sidney, de onde voltamos sem nenhuma medalha de ouro. Mas na verdade não eram cinco amigos, e sim cinco professores universitários. Não estavam no bar tomando cerveja, e sim na cantina, comendo biscoito de queijo com refri de maquina. E não estavam lá para discutir sobre as olimpíadas, e sim sobre um seminário de metodologia cientifica.
Mas a conversa desandou e foi para as olimpíadas. Foi quando cada um deles formulou uma hipótese sobre a nossa deficiência áurea nas olimpíadas.
1 – A hipótese psicológica – Nossos atletas revelaram total falta de amadurecimento e equilíbrio psicológico. Não confiaram em seu próprio potencial, ou confiaram em demasia.os chefes da delegação levaram "especialistas" em neurolinguística para preparar mentalmente nosso campeões. Mas esta hipótese não conseguiria explicar a mancada do cavalo de Rodrigo Pessoa.
2 – A hipótese midiológica – fomos todos vitimas da impressa. Nos últimos meses a mídia encheu tanto a bola dos atletas brasileiros que nos todos acreditamos que as chances de ganhas o ouro eram bem maiores do que na realidade. Mas ainda não explica o refugo do cavalo do Pessoa
3 – A hipótese farmacológica – Hoje em dia só chega em primeiro lugar o atleta que estive dopado até a medula. Alguns conseguem driblar os exames de sangue e se safam, levando o ouro para casa.
Mas o que isso tem a ver com o refugo do cavalo?
4 – A hipótese conspiratória – O Brasil é o celeiro do mundo, o pais do futuro, a Amazônia é o pulmão do mundo, nosso povo é mais criativo, nossos bosques tem mais vida, Deus é brasileiro, etc. portanto formou-se uma grande e silenciosa conspiração mundial para nos tirar a medalha de ouro.
Quando alguém lembrou o detalhe do cavalo, a resposta veio em cima:
- Vocês não percebem? O bolloubet du rouet, apesar de ser montador pelo Rodrigo Pessoa, é um cavalo europeu, e faz parte do esquema.
5 – A hipótese sóciopolítica - O fiasco brasileiro em sidney seria um reflexo da estrutura social e política do pais. Os Estados Unidos, o Japão, os países europeus, todos eles fazem um investimento constante e sistemático no esporte.
Além disso, num pais que respeita seus cidadoas, que garante acesso a educação, saúde, moradia, segurança, os atletas já chegam mais preparados e organizados ás competições internacionais. Mas e o cavalo alguém perguntou.
- Ora, ele simboliza um povo que esta de quatro.

Um comentário:

  1. Sem dúvida uma das melhore crônicas do livro, misturando humor com crítica. As críticas ficam disfarçadas entre o humor, como a que o autor faz ao modo de vida do nosso país, critica o dopping, e a mídia.

    ResponderExcluir