quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ai de Ti, Aída (ou o grito do independência)

Vídeo: Aída
Em meados de 1995, eu ganhei dois convites para assistir à montagem de Aída, no estádio independência, aqui em Beagá. Quando eu era criança, meus pais tinham uma coleção de discos de opera que eu ouvia sem parar. Os jornais informavam que a duração do espetáculo era de quatro horas, e minha mulher (na época, namorada) não estava muito disposta a encarar uma noite inteira no frio e no sereno. Então resolvi perguntar a dois amigos o que eles achavam do programa
O primeiro, musico, disse que não iria, já que Aída era uma das operas mais bregas de todos os tempos, um dramalhão. O outro, que não é musico mas, entende muito disse que considerava Aída uma obra – prima. Dei preferência a opinião do segundo amigo e minha esposa acabou topando.
Já na portaria a Vá falou que queria voltar para casa, para buscar uma blusa de frio. Retruquei que não ia dar tempo, a gente ia perder o primeiro ato, feito o Manuel de uma piada, depois que eu contei a piada, a Vá desistiu de ir embora.
Aída é uma grande opera, ou pelo menos uma opera grande: tem quatro atos e sete cenas. A cada intervalo, as luzes eram acesas, para o publico ir ao banheiro ou comprar algum coisa para comer nas barraquinhas.
Com o passar dos atos e dos intervalos, o frio aumentava cada vez mais e as cadeiras já não pareciam tão confortáveis assim.
No ultimo ato o locutor anunciou o maestro, mas, o maestro não apareceu e o publico aplaudindo cada vez mais e mais forte na esperança de o maestro aparecer, mas nada dele aparecer. Foi quando alguns começaram a ir embora, depois de vinte minutos sem o maestro foi quando alguém gritou:
- Vai sem maestro mesmo!
Foi quando todo o estádio começou a gargalhar.
Após algum tempo, depois do acontecido o maestro resolveu aparecer, e todos o aplaudiram com entusiasmo.

Um comentário:

  1. A crônica está falando sobre uma lembrança muito boa de que temos, de algo que nos marcou, como ocorreu na história, apesar do frio aquela noite foi mágica. Muitas vezes coisas acontecem assim na nossa vida, algo que sempre lembraremos.

    ResponderExcluir